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Automação da Força de Vendas superando expectativas

Fonte – Revista do Lojista de calçados, nº 12 - julho/dezembro 2009

As expectativas de retorno ás condições normais de mercado levam as empresas a avaliar ou reavaliar seus processos internos na busca de patamares mais eficientes de operação. Nesse contexto, para ampliar as chances de sucesso, as empresas precisam primar por alta produtividade, eficiência operacional, custos baixos, gerenciamento de estoques e bom atendimento.

As que investem continuamente na automação e no melhor gerenciamento da relação com parceiros comerciais e na integração plena na cadeia de suprimentos estão, sem dúvida, mais preparadas para enfrentar os desafios conjunturais.

É justamente em momentos mais sensíveis que as empresas têm de saber coletar, analisar e interpretar parâmetros macroeconômicos e traduzi-los como metas internas de produção, produtividade e eficiência. Para isso, são imprescindíveis as ferramentas de automação, capazes de proporcionar segurança e mais precisão nesses processos.

Como ferramentas indispensáveis para a automação, estão o código de barras padrão GS1(que identifica as mercadorias com baixos custos e garante a segurança no recebimento, controle de estoque e registro do cliente), leitores ópticos, equipamentos para o ponto-de-venda e softwares de gestão.

Também é importante acompanhar as inovações: leitores que suportam o código de barras GS1 DataBar – menor e mais versátil, que permite aplicações para o controle de lotes ou datas de validade, ou o EPC, que utiliza tecnologia de identificação por radiofreqüência, assim como as ferramentas mais avançadas de Sincronização de Dados, como é o caso do GDSN.

Todos esses avanços contribuem significativamente para ampliar a visibilidade dos produtos e das informações ao longo de toda a cadeia de distribuição, desde a matéria-prima até o consumidor final, conferindo maior precisão operacional.Cada segundo ganho nas várias etapas dessa cadeia, entre o momento em que o cliente identifica a necessidade de reposição, a sua efetivação e a venda ao consumidor final, representa ganhos importantes para o fluxo de caixa.

Exemplo de como a automação é essencial para produtividade e maior eficiência encontra-se nos estabelecimentos varejistas, nos quais as cadeias de abastecimento se relacionam de modo direto com o consumidor final. A manutenção de operações rentáveis requer uma tomada de decisão imediata e freqüente, envolvendo grande número de produtos e altas somas. É essencial, portanto, a disponibilidade de informações precisas e instantâneas. Sem isso, é quase inviável manter foco total no negócio e ter o tempo adequado para assuntos estratégicos, como a busca redobrada de clientes e o esforço mul tiplicado em marketing.

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